O objetivo do evento foi conscientizar a população sobre assuntos relacionados às deficiências e celebrar as conquistas da pessoa com deficiência. As palestras foram ministradas pelas jornalistas Flávia Cintra e Jéssica Paula, que são pessoas com deficiência e profissionais reconhecidas nacionalmente.
Flávia Cintra, que se tornou tetraplégica aos 18 anos de idade após um acidente de carro, compartilhou sua trajetória no jornalismo e destacou a importância de superar as barreiras da acessibilidade e promover uma comunicação inclusiva. Ela também mencionou o termo “anticapacitismo” e como começou a lutar contra esse preconceito, mesmo antes de essa palavra existir.
Jéssica Paula, por sua vez, falou sobre sua experiência como jornalista e viajante. Ela teve sua mobilidade nas pernas prejudicada aos seis anos de idade devido a uma infecção de garganta. Jéssica fundou o site Passaporte Acessível, que tem como objetivo inspirar pessoas com deficiência a conhecerem novos lugares e romperem preconceitos. Ela destacou também suas conquistas, como ser a primeira pessoa com deficiência a cruzar os Lençóis Maranhenses de muletas e escalar o morro do Pão de Açúcar.
Durante as palestras, foram abordados temas como a importância de uma linguagem assertiva na comunicação sobre deficiência, os principais deslizes cometidos na produção de textos e imagens relacionados a pessoas com deficiência e a necessidade de mais redações inclusivas.
O secretário de Estado da Comunicação, Joaldo Cavalcante, ressaltou a importância histórica desse debate, já que o estatuto do idoso e o estatuto da pessoa com deficiência foram criados apenas recentemente, comparados aos 523 anos de história do Brasil desde o seu descobrimento. Alagoas foi destacado como o estado pioneiro no lançamento de um Guia de Comunicação Acessível e Anticapacitista.
A secretária da Cidadania e Pessoa com Deficiência, Aline Rodrigues, agradeceu a oportunidade de debater o assunto com comunicadores e destacou a importância de enfrentar o capacitismo para eliminar o preconceito e garantir a inclusão em todas as áreas.
O AL Ciclo Tendências & Soluções também contou com uma Oficina sobre Termos Adequados para utilização em matérias sobre pessoas com deficiência. O evento faz parte da programação da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência e foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Pessoa com Deficiência, a Escola de Governo e o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas.