Entre as atividades que estão sendo realizadas estão a manutenção da rede elétrica, a revitalização da jardinagem e a pintura e impermeabilização dos bancos e pisos. Essas ações visam garantir a segurança de todos os visitantes, além de proporcionar conforto e aumentar a durabilidade das estruturas, que são impactadas diariamente pelas condições climáticas.
A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, ressalta a importância de preservar o espaço e mantê-lo sempre em excelentes condições para receber os visitantes. Ela destaca que o Marco dos Corais foi concebido para ser um ponto de referência na capital, com o mínimo de intervenção urbana possível. Além de apresentar informações sobre a Costa de Corais e suas águas calmas, mornas e cristalinas, o mirante sobre o mar é um espaço de contemplação tanto para o mar como para a cidade.
No centro do Marco dos Corais, há uma instalação com luzes de fibra óptica que formam uma rosa dos ventos, indicando os pontos cardeais Norte, Sul, Leste e Oeste. O local também possui uma passarela de alumínio, que permite a observação da movimentação do mar sob o monumento, e um caminho iluminado que mostra todas as praias de Alagoas e Pernambuco que fazem parte da Costa de Corais, a maior unidade de conservação ambiental marinha costeira do Brasil.
É importante ressaltar que qualquer cidadão pode realizar eventos no Marco dos Corais, desde que sigam as diretrizes definidas pelas equipes técnicas do Governo de Alagoas. Não são permitidos aparelhos sonoros ou a instalação de objetos que possam danificar o local. Para solicitar autorização de eventos, é necessário enviar um e-mail para protocolo@setur.al.gov.br, informando o objetivo da iniciativa, data e horário da realização, público estimado e o espaço desejado. As autorizações serão liberadas após a conclusão das obras de manutenção.
