ALAGOAS – Governo de Alagoas lança projeto de interiorização de internet 5G e prevê aumento de arrecadação em R$ 5 bilhões

O governo de Alagoas apresentou um projeto inovador de interiorização da internet 5G no estado. A iniciativa, conduzida pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), consiste em levar internet gratuita para os municípios alagoanos e implementar um Plano de Trânsito Inteligente para a fiscalização e monitoramento de mercadorias nas rodovias. O objetivo é ampliar a arrecadação do estado em R$ 5 bilhões nos próximos 10 anos.

O acordo foi assinado pelo governador Paulo Dantas, a secretária Renata Santos (Sefaz) e o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, em cerimônia realizada no Palácio República dos Palmares. Dantas destacou a importância do projeto para conectar as cidades à internet, promover a inclusão digital na zona rural e facilitar o acesso às tecnologias para os moradores.

Além disso, o investimento no Plano de Trânsito Inteligente é visto como uma forma de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado, tornando o trânsito mais seguro e eficiente. A expectativa é de que a iniciativa resulte em uma arrecadação adicional de cerca de cinco bilhões de reais por meio da utilização da tecnologia.

Renata dos Santos ressaltou que Alagoas será um exemplo nacional no uso de tecnologia no setor público, o que contribuirá para o desenvolvimento econômico sustentável. A implementação dessas ferramentas pelos serviços do governo deve melhorar as ações de fiscalização e arrecadação, além de aproximar os moradores da zona rural dos serviços públicos oferecidos.

José Roberto Nogueira enfatizou que nos próximos dois anos, Alagoas terá uma infraestrutura de rede superior à de alguns países, graças ao projeto do governo. O Plano Trânsito Inteligente inclui a utilização de inteligência artificial, câmeras de monitoramento, balanças dinâmicas e uma central de monitoramento, enquanto a distribuição de internet 5G gratuito beneficiará principalmente os moradores da zona rural.

Com a adesão de outras secretarias do estado, como Segurança Pública e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), espera-se que a iniciativa traga benefícios significativos para toda a população e promova o desenvolvimento tecnológico e econômico do estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo