A ação, promovida pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Governo Federal, através do Ministério da Educação, representa um marco na inclusão social e econômica dos jovens alagoanos.
O “Data Jovem Alagoas” é um painel que mapeia os cenários e as necessidades da juventude no estado, orientando as ações do programa “Tô No Corre”. Este, por sua vez, busca identificar e capacitar jovens de comunidades em maior vulnerabilidade social, preparando-os para o mercado de trabalho.
Presente no evento, o Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude no Ministério da Educação, Yann Evanovick, destacou a relevância dos lançamentos. “Alagoas tem grandes iniciativas e por isso não foi difícil para o Governo Federal e o Ministério da Educação financiar as ações lançadas hoje. O ‘Tô No Corre’, por exemplo, já começa grande, é um piloto que servirá de exemplo em nível nacional. Estamos aqui para fortalecer as juventudes alagoanas, do Nordeste e do Brasil”, enalteceu.
Representando o governador Paulo Dantas no evento, o vice-governador, Ronaldo Lessa, sublinhou o compromisso do governo estadual com as questões sociais. “O Governo Federal reconheceu a importância deste projeto-piloto e se uniu a nós para replicá-lo em outras regiões. Este é um governo que valoriza os indígenas, quilombolas, a comunidade LGBTQIA+, a juventude e as mulheres. Quando se democratiza e se envolve a sociedade, todos os setores avançam, e o estado como um todo prospera”, afirmou Lessa.
Com a oficialização dos programas, os próximos dois meses serão dedicados à busca ativa e à capacitação de 200 jovens em áreas como hotelaria, bares e restaurantes. Serão ofertadas vagas para cursos de recepcionista de hotel, camareira, estoquista, garçom, doceira, salgadeira e auxiliar de cozinha. Durante este período, os participantes receberão as mencionadas bolsas de R$ 400.
Lydia Pollyana, secretária do Esporte, Lazer e Juventude, também ressaltou o compromisso do governo com a juventude alagoana. “Nós da Selaj temos como prioridade atender a juventude alagoana. Competições, programas e parcerias têm o objetivo de incluir e proporcionar oportunidades para esses jovens. A chegada do Data Jovem e do Tô No Corre reforça nosso compromisso em promover cidadãos e futuros grandes profissionais”, concluiu.
Este lançamento ressalta o esforço contínuo do Governo de Alagoas em criar um ambiente propício para o desenvolvimento e a valorização dos jovens, reconhecendo a importância de políticas públicas inclusivas e direcionadas para a capacitação profissional.