Com um investimento estimado em R$ 100 milhões, o projeto contempla a aquisição de cerca de 33 mil Chromebooks, com uma meta de aumentar esse número para 40 mil até o final do ano. Além disso, estão previstos 890 carrinhos de recarga para uso em laboratórios móveis, e a implementação de internet de alta velocidade em todas as unidades escolares. A ideia é proporcionar a professores e alunos um ambiente de aprendizado mais tecnológico e interativo.
Uma parceria importante foi firmada com a Google, permitindo que os recursos educacionais da empresa sejam integrados aos novos dispositivos, os quais são rastreáveis para garantir a segurança. Os Chromebooks, projetados principalmente para a educação, garantem que cada estudante tenha um aparelho disponível, aumentando a eficiência do ensino.
Mais de 3 mil professores serão capacitados por meio da plataforma Collabflix, também em colaboração com a Google, assegurando que as novas tecnologias sejam bem incorporadas às práticas pedagógicas. A Secretaria de Educação aproveitou o evento para reforçar o compromisso com a prova do Saeb, destacando a necessidade de mobilização de professores e alunos, já que a participação mínima é fundamental para a divulgação dos resultados pelo Ministério da Educação. Com essas ações, Alagoas busca transformar o cenário educacional através da inovação e tecnologia.