O documento, elaborado pelas Superintendências de Gestão da Folha de Pagamento e de Política de Gestão para Pessoas, setores vinculados à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), estabelece critérios objetivos como carreira, escolaridade, regime, quadro, nível, classe e carga horária. Com isso, busca-se simplificar a consulta e proporcionar maior clareza aos envolvidos.
Ricardo Venceslau, superintendente de gestão da folha de pagamento, destaca que o manual é uma resposta técnica às reestruturações de carreira ocorridas nos últimos anos. Esta padronização visa garantir organização e segurança nas informações que afetam diretamente os servidores. “O manual oferece um sistema otimizado para identificação de carreira, proporcionando eficiência e agilidade nos processos”, pontua Venceslau.
Para os servidores, o documento se torna um guia prático para entender a posição ocupada na carreira, refletindo essa padronização na folha de pagamento. Onildo Canuto, superintendente de política e gestão para pessoas, enfatiza que o manual fortalece o acesso à informação e amplia a compreensão sobre critérios de progressão e desenvolvimento.
Além disso, os gestores de RH encontrarão na ferramenta um suporte para tornar a obtenção e interpretação de informações do corpo técnico mais transparentes e alinhadas às políticas públicas do Estado. Júlia Casado, secretária Especial de Gestão e Patrimônio da Seplag, finaliza afirmando que o novo sistema representa um avanço rumo a uma administração pública mais eficiente e orientada por dados, beneficiando principalmente os servidores e suas trajetórias funcionais.