Este programa visa à prevenção da violência e inclusão social em áreas vulneráveis, reunindo diversos órgãos e secretarias do Estado para atender às necessidades da comunidade. Entre os serviços disponíveis estavam atividades nas áreas de saúde, cidadania, assistência social, e oportunidades de educação, esporte, cultura e lazer.
Documentação foi um dos principais focos, com mais de 20 tipos de documentos emitidos, incluindo a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Além disso, a população teve acesso a serviços como o cadastro no Cartão Cria, solicitação de seguro-desemprego e orientações jurídicas. Workshops para o mercado de trabalho também foram oferecidos.
Na área da saúde, os cidadãos aproveitaram consultas médicas, pediátricas e psicológicas, além de serviços odontológicos, exames laboratoriais e testes rápidos. Serviços como aferição de pressão e glicemia, agendamento para inserção de DIU e suporte especial para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foram destaques.
A ação também proporcionou opções de bem-estar e estética, como cortes de cabelo. Atividades recreativas, como torneios esportivos, aulas de artes marciais e apresentações culturais, enriqueceram a programação, com a presença de grupos locais e a Banda Ronda no Bairro.
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, destacou o impacto positivo da iniciativa, afirmando que ela visa consolidar a presença do governo nas comunidades e ampliar oportunidades para a população. O evento contou com a presença de figuras políticas, como o deputado federal Rafael Brito e o coordenador do Programa Alagoas Sem Fome, Paulo Mendonça.
Desde a sua criação no Vergel do Lago, o programa “Corações da Paz nas Escolas” já realizou mais de 50 mil atendimentos. Com a nova expansão para o Benedito Bentes, as ações do programa prometem alcançar ainda mais pessoas, estabelecendo-se como uma das principais iniciativas de fortalecimento social e prevenção à violência no Estado.