A campanha, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), a Secretaria de Comunicação (Secom), além de outros órgãos como a Polícia Civil e a Patrulha Maria da Penha, traz um forte componente informativo e educativo. Durante os dias de folia, serão distribuídos materiais como panfletos e cartazes que orientam sobre como identificar e denunciar comportamentos abusivos. Esses materiais contêm QR Codes que oferecem acesso rápido a contatos e informações úteis, como os serviços do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) e canais de denúncia.
Segundo Maria Silva, secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, a campanha vem reforçar o empoderamento feminino, promovendo o conhecimento sobre direitos e encorajando as denúncias de abusos. A secretária executiva da Semudh, Dilma Pinheiro, destaca a meta de ampliar o impacto da campanha este ano, alcançando um maior número de pessoas e reforçando o alcance midiático nas redes sociais, televisão e rádio.
O “Deixe Ela Quieta” também se conecta com um movimento mais amplo de conscientização cultural, abordando o problema do assédio como uma questão a ser combatida continuamente, não só durante o Carnaval, mas em eventos ao longo do ano. O lançamento da força-tarefa ocorrerá em Maceió durante as prévias do Jaraguá Folia, com atividades de panfletagem e ações nos principais polos carnavalescos, estendendo-se também ao interior do estado.
A campanha ainda assegura um suporte contínuo através de serviços especializados para mulheres, mesmo após o Carnaval. O CEAM, por exemplo, seguirá prestando suporte psicológico e medidas protetivas às vítimas de violência. Em caso de assédio, é fundamental buscar os serviços das Delegacias da Mulher e fazer o uso dos canais disponíveis para denúncias imediatas.
A mensagem da campanha é clara: assediar ou importunar sexualmente é crime. A legislação brasileira já prevê penalidades para tais atos, sendo essencial que a população esteja ciente e mobilizada para reprimir essas práticas. Assim, o “Deixe Ela Quieta” não só busca criar um ambiente seguro durante a folia, mas também promover uma sociedade mais justa e respeitosa para as mulheres o ano inteiro.