Silvio Bulhões, que também preside o Conselho Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia, representou o governador na reunião ministerial do G20. Ele destacou a relevância de Maceió sediar esse evento, uma vez que o estado de Alagoas é um dos líderes em investimento na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e Transformação Digital.
Segundo Bulhões, a gestão de Paulo Dantas tem ciência, tecnologia e inovação como pilares centrais. “Estamos realizando investimentos recordes na política de CTI e também na transformação digital”, afirmou o secretário. Ele também ressaltou que Alagoas alcançou grandes avanços na prestação de serviços digitais à população, posicionando-se como uma referência nacional.
Durante o evento, Silvio Bulhões também dissertou sobre a importância da participação de Alagoas na elaboração do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial. O estado foi pioneiro na instituição de regras para o uso de inteligência artificial no serviço público. “Trabalhar nesses temas é desafiador, dada a dinâmica e fluidez das tecnologias como IA e biotecnologia, que podem ter um impacto comparável ao da revolução industrial”, explicou.
O evento de encerramento do Grupo de Trabalho de Economia Digital do G20 contou com a participação de figuras proeminentes, como o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que coordenou a reunião, além de ministras como Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Esther Dweck (Gestão e Inovação).
Nos debates, que se estenderam por três dias, foram abordados temas cruciais como inclusão digital, conectividade universal, governo digital, integridade da informação e inteligência artificial para o desenvolvimento sustentável. Juscelino Filho reforçou a importância do apoio do governo de Alagoas na realização do evento, que atraiu representantes de 21 países do G20 e mais de 10 países convidados.
A ministra Esther Dweck elogiou Alagoas pela emissão de Carteiras de Identidade Digital, destacando o esforço do governo federal para garantir identificação digital para todos os brasileiros até 2026.
O G20, que reúne grandes economias globais, terá a presidência do grupo de economia digital transferida da Índia para a África, consolidando a tradição de liderança dos países do sul-global, conforme detalhou Dweck. A ministra Luciana Santos frisou a importância da retomada das reuniões do Conselho de Secretários de Ciência e Tecnologia, que agora desempenha um papel crucial na construção do Plano Nacional de Inteligência Artificial.
A presença de Alagoas no cenário das discussões internacionais sobre tecnologia e inovação é um marco para o estado e reflete a estratégia de integração global defendida pelo governo brasileiro, sob a liderança do presidente Lula.