Os laboratórios do Programa OxeTech têm como objetivo oferecer cursos na área de tecnologia e já formaram mais de 1.500 pessoas em Alagoas. Além disso, mais de 10.000 alunos foram certificados pela plataforma online do programa. As cidades beneficiadas até o momento incluem São Miguel dos Campos, Penedo, Murici, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Traipu, Pão de Açúcar e Maceió, onde existem dois laboratórios.
Cada unidade recebeu um investimento de aproximadamente R$ 200 mil, que incluiu a estruturação, a compra de equipamentos e a contratação de monitores e bolsistas. O Secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, destaca a importância do programa em promover o acesso à capacitação e qualificação profissional em tecnologia para todos os alagoanos. Ele ressalta que a política pública de CT&I é uma prioridade do governo.
Silvio Bulhões reforça o compromisso do governo em conectar estudantes à profissionalização e ao mercado de trabalho, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico do estado por meio da ciência. Ainda este ano, está prevista a inauguração de mais dois laboratórios do Programa OxeTech.
Com esses investimentos e ações, o Governo de Alagoas busca fortalecer a área de tecnologia e inovação, proporcionando oportunidades de qualificação e emprego para a população, e contribuindo para o avanço do setor no estado.