ALAGOAS – “Governo de Alagoas investe em segurança e desenvolvimento humano com inauguração de obras no sistema prisional”



No dia 04/10/2023, o governador Paulo Dantas inaugurou uma série de obras no sistema prisional de Alagoas. As inaugurações ocorreram dentro da estrutura da Secretaria de Estado e de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e foram marcadas pela entrega das sedes do Comando de Operações Penitenciárias (COP), da Gerência de Educação e Cidadania e do canil da Polícia Penal. Todas as construções foram realizadas com recursos do Tesouro Estadual no valor de R$ 4 milhões. Além disso, o governador também assinou a ordem de serviço para a construção da Cadeia Pública de Maceió, que terá capacidade para 424 presos do sexo masculino.

Durante a inauguração, o governador ressaltou a importância do investimento no núcleo educacional e na construção de mais uma unidade prisional. Paulo Dantas destacou que as pessoas privadas de liberdade voltarão à sociedade em algum momento e, portanto, é necessário investir na ressocialização delas. Foi mencionada a entrega do núcleo educacional, que auxiliará na ampliação do programa Livros que Libertam.

O secretário da Seris, Diogo Teixeira, comemorou a inauguração do COP e do canil, ressaltando a relevância dessas estruturas para as ações operacionais dos policiais penais. Além disso, ele destacou a importância da construção da Cadeia Pública de Maceió, afirmando que a nova unidade prisional garantirá um bom funcionamento no sistema, melhorando a qualidade de vida dos detentos.

Diogo Teixeira também falou sobre a Gerência de Educação e Cidadania, que ampliará as ações educacionais para os apenados. Ele destacou que o programa Livro que Liberta teve início com 114 reeducandos e já atende a 3.500 pessoas. Em Alagoas, a taxa de acesso à leitura pelos detentos é maior do que a nacional.

Durante o evento, também foram mencionadas a importância da parceria entre as secretarias do Estado, a integração das forças policiais e o apoio do Ministério Público Estadual e do Judiciário. O promotor de Justiça da Vara de Execuções Penais, Luiz Vasconcelos, destacou a política carcerária educacional implantada pela Seris, que tem contribuído para reduzir o estigma dos apenados e o índice de reincidência criminal.

Além do governador e do secretário da Seris, estiveram presentes no evento o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, o promotor de Justiça Luiz Vasconcelos, o deputado estadual Lelo Maia, o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e o comandante da Polícia Militar, Paulo Amorim.

Essas inaugurações são um passo importante para melhorar o sistema prisional de Alagoas, buscando a ressocialização dos detentos e garantindo uma estrutura adequada para o trabalho dos policiais penais.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo