Executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), o programa inclui a doação semanal de mais de 30 mil litros de leite de vaca pasteurizado tipo C para as 77 creches do CRIA que já estão em funcionamento. A cada nova creche inaugurada, a distribuição de leite será ampliada, juntamente com a infraestrutura completa do local.
O governador Paulo Dantas destacou já ter alcançado progressos significativos na redução da insegurança alimentar, priorizando agora a Primeira Infância. Essa ação também apoia pequenos produtores locais, pois o leite é adquirido de agricultores familiares da região. A secretária de Agricultura, Aline Rodrigues, apontou o potencial desse programa para combater a mortalidade infantil, reforçando o impacto positivo da iniciativa.
Caroline Leite, secretária da Primeira Infância de Alagoas, ressaltou que o leite nas creches é mais que uma simples entrega de alimentos, mas sim um investimento direto na saúde e dignidade das crianças alagoanas. A parceria com a Seagri é vista como um reforço importante na luta contra a desnutrição infantil.
Além das creches, o programa alcança também as Instituições de Longa Permanência, ampliando o impacto do PAA Leite nos municípios do estado. Com um investimento de R$ 19 milhões, essa parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social visa, ainda, fomentar a economia local, envolvendo mais de 3 mil pequenos produtores alagoanos, demonstrando um forte compromisso com o desenvolvimento rural sustentável.