O governador ressaltou a importância dessas inaugurações, destacando a atuação da Polícia Penal e as estratégias de sucesso desenvolvidas pela Secretaria de Estado e de Ressocialização e Inclusão Social (Seris). Ele enfatizou a importância do investimento no núcleo educacional e na construção de uma nova unidade prisional, visando a ressocialização dos detentos. Paulo Dantas ressaltou que os presos voltarão à sociedade em algum momento e é necessário que retornem melhores e ressocializados, por isso o investimento na educação dos reeducandos é fundamental.
O secretário Diogo Teixeira, da Seris, comemorou a inauguração do COP e do canil, destacando sua relevância para as ações operacionais dos policiais penais. Ele também ressaltou a importância da construção da Cadeia Pública de Maceió, que garantirá o bom funcionamento do sistema prisional e melhorará a qualidade de vida dos detentos.
O secretário frisou ainda que a Gerência de Educação e Cidadania ampliará as ações na área educacional dos apenados. Ele destacou o sucesso do programa “Livro que Liberta”, que teve início com 114 reeducandos e atualmente atende a 3.500. Em Alagoas, a cada três reeducandos, dois e meio têm acesso à leitura, o que é um diferencial em nível nacional.
Durante o evento, o delegado-geral da Polícia Civil, Gustavo Xavier, ressaltou a importância da integração das secretarias do Estado e das forças policiais, além do apoio do Ministério Público Estadual e do Judiciário. Ele destacou o papel da Polícia Militar nas operações de combate à criminalidade, a atuação da Polícia Civil na conclusão dos inquéritos e prisões, e a importância do sistema prisional na ressocialização dos detentos.
O promotor de Justiça da Vara de Execuções Penais, Luiz Vasconcelos, elogiou a política carcerária educacional implantada pela Seris, que tem trazido resultados visíveis a nível nacional. Ele destacou que Alagoas é referência em ressocialização, não sofrendo com superlotação, e o programa “Livro que Liberta” é uma referência nacional, contribuindo para a diminuição da reincidência.
O evento contou também com a presença do deputado estadual Lelo Maia, do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e do comandante da PM, Paulo Amorim. As obras inauguradas representam um avanço no sistema prisional de Alagoas e indicam um compromisso do governo com a segurança e ressocialização dos detentos.