Durante a cerimônia de abertura, o secretário de Governo, Vitor Pereira, destacou a relevância estratégica da infraestrutura para a região. “A inauguração deste gasoduto é fundamental para Pilar, Maceió e todo o Estado. Com capacidade para distribuir 50 mil m³ de gás por dia, este projeto valoriza o Distrito Industrial como polo de investimento privado e garante energia acessível e limpa”, afirmou Pereira.
Além de substituir o sistema provisório anteriormente utilizado pela fábrica de asfalto Capetro, o novo gasoduto já atrai o interesse de novas indústrias, segundo o diretor comercial da Algás, Fábio Morgado. A empresa responsável pelo projeto, que já implementou 650 km de gasodutos, planeja alcançar 700 km até 2026. Segundo o diretor-presidente da Algás, Ediberto Omena, o estado supera até mesmo Sergipe e Pernambuco em extensão de rede, criando condições para atração industrial e crescimento econômico.
A cerimônia, que contou com a presença de autoridades como a prefeita de Pilar, Fátima Rezende, e a deputada estadual Fátima Canuto, ressaltou a importância da infraestrutura. Com a nova Lei do Gás e incentivos fiscais competitivos, Alagoas se posiciona como um dos estados mais atrativos do Nordeste para investimentos no setor energético. Com tarifas menores e incentivos alinhados, o governo busca promover um ambiente propício para a instalação de novas fábricas e, consequentemente, mais empregos e crescimento econômico.
