ALAGOAS – Governo de Alagoas Exibe Novas Aeronaves para Reforçar Serviço Aeromédico e Agilizar Atendimentos de Emergência



Governo de Alagoas Avança na Estruturação da Saúde com Novas Aeronaves para o Serviço Aeromédico

A saúde em Alagoas deu um salto significativo na última sexta-feira, 27 de setembro de 2024, com a apresentação de duas novas aeronaves adaptadas para o Serviço Aeromédico. A cerimônia, realizada no hangar da fazenda Volta D’água, em Marechal Deodoro, contou com a presença de autoridades estaduais, militares e profissionais da saúde, marcando mais um importante passo do Governo de Alagoas dentro do Programa Salva Mais.

As novas aquisições incluem um helicóptero Koala e um avião Baron, ambos equipados especialmente para o transporte aeromédico. Esses recursos foram projetados para reduzir o tempo-resposta em atendimentos de urgência e emergência, abrangendo casos críticos como acidentes cardiovasculares (AVC), infartos, acidentes graves e transporte de órgãos para transplantes.

Com uma autonomia de voo de 2h30, o helicóptero Koala é particularmente útil para resgates em áreas de difícil acesso, podendo transportar até seis indivíduos, incluindo paciente e equipe médica. Em contrapartida, o avião Baron, um bimotor de alta performance, tem capacidade para voar por cinco horas a uma velocidade de 320 km/h, sendo ideal para transferências interestaduais de pacientes graves e órgãos para transplantes.

A integração dessas aeronaves ao serviço aeromédico é vista como uma revolução na logística de saúde do estado. "Com o helicóptero Koala e o avião Baron, temos o que há de melhor em termos de transporte aeromédico. A autonomia de voo de ambas nos dá uma grande vantagem operacional para responder a qualquer situação de urgência e emergência em tempo hábil", destacou o major BM Christian Wagner Bons, primeiro comandante de avião da COMAVE.

O impacto social dessa expansão é enfatizado pela coordenadora do Programa Salva Mais, coronel Elaine: "Com a ampliação do serviço aeromédico, o programa se fortalece ainda mais, trazendo benefícios diretos para toda a população alagoana." O tenente-coronel Mota Azevedo, do Comando de Aviação do Estado de Alagoas (COMAVE), também ressaltou a importância da capacitação contínua dos profissionais envolvidos. "Daqui a aproximadamente 30 dias, após o treinamento dos nossos médicos, enfermeiros e militares, as aeronaves estarão prontas para atuar, garantindo um serviço aeromédico de excelência", disse ele.

A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, destacou a contribuição vital das novas aeronaves. "Essas aeronaves são um marco para o Samu. Com elas, conseguiremos reduzir, ainda mais, o tempo-resposta e garantir mais vidas salvas, especialmente em regiões de difícil acesso."

O médico Rodrigo Nicácio, coordenador da Rede de Urgência e Emergência do Estado, também comentou sobre a importância da agilidade proporcionada pelas novas aeronaves. "Agora, com a agilidade e a velocidade das aeronaves, poderemos intensificar, ainda mais, os atendimentos. Pacientes com AVC, infarto e até aqueles que necessitam de transplantes terão suas chances de recuperação aumentadas."

O secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, sublinhou que a ampliação e a capacitação profissional demonstram uma preocupação intensa do governo em oferecer o melhor atendimento possível à população. "A ampliação e capacitação dos profissionais de saúde e dos militares do Corpo de Bombeiros para atuar no Programa Salva, demonstra uma preocupação intensa do governador Paulo Dantas em oferecer o que há de melhor para a população, nos atendimentos que envolvem urgências e emergências", frisou.

Para o coronel André Madeiro, um dos criadores do Serviço Aeromédico em Alagoas, a expansão do programa é uma realização de longa data: "Ver o Serviço crescer é uma grande realização. Quando começamos em 2010, sabíamos do potencial transformador que isso teria para a saúde pública do Estado", enfatizou.

Em suma, a introdução das novas aeronaves Koala e Baron ao Serviço Aeromédico de Alagoas é um marco crucial para a melhoria do atendimento de urgência e emergência no estado, salvando vidas e proporcionando uma infraestrutura de saúde mais eficiente e abrangente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo