Governo de Alagoas Prorroga Inscrições para o Programa Primeiro Emprego
O Governo de Alagoas anunciou uma notícia importante para os estudantes universitários: as inscrições para o banco de talentos do Programa Primeiro Emprego foram prorrogadas. Agora, aqueles que desejam estagiar em órgãos do Poder Executivo do Estado têm até o dia 23 de agosto, ao meio-dia, para se inscrever através da internet no portal dedicado ao programa.
Essa prática visa beneficiar estudantes tanto de cursos presenciais quanto a distância, atendendo alunos de graduação e tecnólogo. Para estar apto, o estudante deve ter no mínimo 16 anos e estar cursando o segundo ano (para cursos anuais), o terceiro semestre (para cursos semestrais) ou o segundo semestre (para cursos superiores tecnólogos) em uma instituição conveniada.
O programa, que possui duração de seis meses a dois anos, oferece uma oportunidade única para os selecionados adquirirem experiência prática e profissional em diversas áreas, como administração, finanças, marketing, recursos humanos, e tecnologia da informação. Esses estudantes serão acompanhados por profissionais experientes que fornecerão orientações e feedbacks para auxiliar no desenvolvimento de suas habilidades necessárias ao mercado de trabalho. Como parte da capacitação, a Escola de Governo do Estado de Alagoas (EGAL) também oferece um Programa de Capacitação em Administração Pública de Estagiários.
"O programa de estágio Primeiro Emprego possibilita uma grande experiência para os estudantes selecionados, que serão acompanhados por profissionais experientes do estado, que oferecerão orientações e feedbacks para ajudá-los a desenvolver suas habilidades para o crescimento profissional. Além disso, os selecionados serão capacitados pela Escola de Governo, através do Programa de Capacitação em Administração Pública de Estagiários", afirmou Emmanuelle Trindade, superintendente da Escola de Governo do Estado de Alagoas (EGAL).
Um dos aspectos mais inclusivos do programa é a sua preocupação com a democratização do acesso. Das vagas disponíveis, 10% são reservadas para Pessoas com Deficiência (PcD), 40% para inscritos do Cadastro Único, outros 40% para egressos de escolas públicas ou bolsistas integrais de escolas particulares, e o restante (10%) para ampla concorrência. Os estudantes selecionados terão uma carga horária de 30 horas semanais, distribuídas em 6 horas diárias, e receberão uma bolsa no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.
Para maiores informações, os candidatos podem conferir o edital de lançamento das inscrições, publicado no Diário Oficial do dia 17 de julho. O edital completo está disponível no site do Programa Primeiro Emprego, onde também podem ser feitas as candidaturas.
O Programa Primeiro Emprego, gerido pela Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), representa uma porta de entrada significativa para estudantes que buscam se inserir no mercado de trabalho e adquirir experiência prática em suas áreas de estudo. A proposta não só capacita os jovens, mas também constrói uma rede de contatos profissionais, algo essencial para o futuro das carreiras emergentes desses estudantes.