ALAGOAS – Governo de Alagoas envia servidores para missão internacional em busca de soluções inovadoras e referências em gestão pública.



O governo de Alagoas está enviando servidores em uma missão internacional em busca de soluções inovadoras para a gestão pública. A viagem, para os países da Estônia e Finlândia, é um dos prêmios do concurso Ações Inovadoras 2022.

Durante a jornada internacional, os participantes terão uma experiência altamente interativa em gestão pública, com foco em inovação, governança e transparência. Serão cinco dias de visitas técnicas, debates e estudos de casos sobre temas como democracia, planejamento urbano, educação e modernização da gestão. O objetivo é auxiliar os participantes na execução dos projetos vencedores do concurso.

Os servidores que ficaram em primeiro lugar nas categorias do Ações Inovadoras são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics). Na Finlândia, eles visitarão o centro histórico, bibliotecas públicas, escolas, universidades e as instalações das empresas Nokia e Airbus. Já na Estônia está programada uma imersão sobre Governo Digital, com recepção da primeira-ministra do país, Kaja Kallas.

A missão acontece em parceria com a Demos Helsinki, uma organização finlandesa e independente que presta consultoria sobre governança e inovação social. O objetivo da Demos Helsinki é o desenvolvimento de uma sociedade democrática e ambientalmente sustentável.

O concurso Ações Inovadoras é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal). Ele tem como objetivo eleger as melhores ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais que geram inovação no serviço público de Alagoas. As inscrições para este ano já estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de novembro.

O concurso faz parte das atividades inseridas na programação do Mês do Servidor. As ideias ou projetos podem ser desenvolvidos em grupo ou de maneira individual, e são voltados para incentivar novos modelos de gestão e trabalhos que gerem resultados positivos à sociedade e ao funcionalismo público.

Vale lembrar os vencedores do concurso do ano passado: a plataforma Educ@Sesau, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau); a plataforma Galeria Alagoas Feita à Mão, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics); e o Cartão Escola 10, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Essa missão internacional é uma ótima oportunidade para os servidores do governo de Alagoas aprenderem com experiências de sucesso em outros países e trazerem soluções inovadoras para a gestão pública do estado. O intercâmbio de ideias e conhecimentos é essencial para o desenvolvimento e a melhoria dos serviços públicos oferecidos à população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo