As capacitações serão conduzidas por Leonardo Silva, head de engajamento de vendedores da Shopee, oferecendo orientação prática sobre cadastro, vendas online, logística e boas práticas de comercialização. Esta parceria não apenas promete treinamento, mas também sinaliza novos investimentos em Alagoas, como a implantação de um centro de distribuição, melhorando a logística e ampliando as oportunidades de negócios para os empreendedores locais.
O secretário Júlio Cezar, representante da Serfi, destacou a relevância da parceria, alinhando a iniciativa à estratégia do governo de qualificar e inovar o mercado artesanal, conectando produtores a novas possibilidades de negócios.
O ciclo de atividades começa em Maceió, no auditório da Uncisal, com uma Aula Magna no dia 2 de março. Na sequência, acontecem treinamentos focados em tipologias de fios, tecidos e fibras naturais. No dia seguinte, as capacitações continuam em Palmeira dos Índios, no auditório do Ifal, direcionadas às tipologias de madeira e barro. O evento finaliza com a entrega de certificados aos participantes.
As inscrições, gratuitas, estão abertas para todos os artesãos formalizados com a Carteira Nacional do Artesão. Interessados podem se inscrever por meio de um formulário online. Para aqueles que ainda não são formalizados, há a possibilidade de regularização no Centro de Referência do Artesanato Alagoano, em Maceió.
