ALAGOAS – “Governo de Alagoas e ONU-Habitat promovem capacitação em prevenção à violência durante toda a semana”

O Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), deu início a uma capacitação sobre prevenção à violência. O ciclo de atividades, que ocorrerá ao longo de toda a semana, tem como objetivo capacitar órgãos estaduais e municipais.

A capacitação teve início nesta segunda-feira (23), no auditório Aqualtune, no Palácio do Governo, em Maceió. O evento contou com a presença de representantes do Governo de Alagoas e da ONU-Habitat, além de gestores municipais.

Durante a capacitação, foram discutidas as políticas públicas já implementadas em Alagoas para a melhoria da qualidade de vida da população, como o Programa Vida Nova nas Grotas. Além disso, foram apresentados programas estratégicos que serão desenvolvidos nos próximos anos em parceria com os municípios de União dos Palmares, Maragogi, Penedo e Santana do Ipanema, com o objetivo de reforçar o trabalho preventivo.

Segundo Alex Rosa, coordenador de programas do ONU-Habitat, a ampliação da ação conjunta demonstra o compromisso com o bem-estar da população e a importância de trabalhar a prevenção da violência de forma integrada. Ele afirmou que a prevenção da violência é responsabilidade de todos e envolve diversas secretarias, como ações sociais, educação, primeira infância, espaços públicos e infraestrutura urbana.

Durante a capacitação, também foi realizada uma palestra ministrada pelo tenente-coronel PMDF Isângelo Senna, especialista no método de Prevenção ao Crime por meio do Desenho Urbano (CPTED). Ele apresentou experiências desenvolvidas em Brasília que serão implantadas nos municípios alagoanos por meio do projeto Cidades 2030.

A capacitação é vista como uma oportunidade de disseminação de conhecimento e de ampliação das medidas para a redução da criminalidade. Representantes de diversas secretarias estaduais, como Assistência e Desenvolvimento Social, Transporte e Desenvolvimento Urbano, Planejamento, Gestão e Patrimônio e Primeira Infância também participaram do evento.

As atividades serão divididas em dois ciclos: nos dias 24 e 26 de outubro, haverá treinamento sobre o método CPTED para integrantes da Segurança Pública estadual; e no dia 25 de outubro, será realizada uma oficina sobre o método CPTED para os participantes do projeto Cidades 2030.

Essa capacitação representa mais um passo importante na busca por soluções eficientes para a prevenção da violência em Alagoas. A parceria com a ONU-Habitat e a troca de experiências entre os participantes são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas mais eficazes e para a promoção de uma sociedade mais segura.

Sair da versão mobile