ALAGOAS – Governo de Alagoas e MDA promovem mutirão para documentação de mulheres rurais em Viçosa com serviços de cidadania e prevenção à violência.

O Governo de Alagoas, em colaboração com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, está preparando um importante mutirão para a emissão de documentos voltado para as trabalhadoras rurais no município de Viçosa. Este evento acontece entre os dias 19 e 21 de fevereiro, oferecendo atendimento das 8h às 17h. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), juntamente com a superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no estado, irá coordenar a ação, que visa expandir o acesso aos serviços de cidadania para as mulheres do campo.

O mutirão tem como foco principal a emissão de diversos documentos essenciais, como a nova carteira de identidade (RG), o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR), além do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). Além disso, haverá rodas de conversa sobre a Prevenção à Violência Contra a Mulher.

A ação, que é gratuita, ocorrerá no Centro de Educação Especial Cônego José Moreira Pimentel, em Viçosa. Trata-se de uma iniciativa do governo federal, implementada pelo governo de Alagoas e o Consórcio Nordeste, com o objetivo de promover a igualdade e garantir o acesso à cidadania no campo por meio da emissão de documentos civis e outras medidas de assistência social.

Diversos órgãos e entidades estão envolvidos nesta iniciativa, incluindo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além de entidades locais como a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares (Fetag) e diversas secretarias do estado de Alagoas, como a da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), assim como o Instituto de Identificação, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável em Alagoas (Emater) e a Prefeitura de Viçosa. Esse esforço conjunto busca assegurar que as trabalhadoras rurais tenham acesso facilitado à documentação necessária para exercerem seus direitos e deveres com cidadania plena.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo