O reajuste, que irá beneficiar aproximadamente 100 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas de todos os Poderes, foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Esta iniciativa reforça o compromisso do governador com a valorização do funcionalismo público estadual. Sob a sua gestão, os servidores já acumularam um aumento total de 25,68%, representando o maior ganho consecutivo desde a adoção do IPCA como índice de referência em 2011.
A construção do projeto contou com a colaboração das secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), que asseguraram o respeito aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o equilíbrio das contas públicas. Mesmo com um impacto financeiro de R$ 715 milhões previsto para 2025, o governo garante que a medida não comprometerá a capacidade de investimentos estaduais.
Este reajuste é mais um marco na gestão de Paulo Dantas, que se destaca por garantir aumentos salariais anuais aos servidores, fortalecendo assim a relação entre o governo e o funcionalismo público.