ALAGOAS – Governo de Alagoas anuncia expansão da banda larga pública e aumento da velocidade no Centro de Inovação até 2026



Na tarde de quarta-feira, dia 15 de maio de 2024, o Governo de Alagoas anunciou em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) um importante incremento na banda larga pública do estado, com a expansão para o interior. A notícia foi divulgada durante o Workshop de Tecnologia de Redes (WTR), realizado pelo ponto de presença da RNP em Alagoas (PoP-AL).

Segundo o anúncio feito pelo secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, e pelo diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa, Fábio Guedes, a velocidade da internet disponível para o público do Centro de Inovação (CIPT) foi ampliada de 1GB para 10GB. O Centro de Inovação, localizado no bairro de Jaraguá, é um ponto de referência em inovação e recebe diariamente cerca de 1.200 pessoas, incluindo colaboradores de empresas de tecnologia, usuários de espaços de coworking e participantes de eventos públicos e privados.

A rede de alta velocidade, gerenciada pelo PoP-AL, atende atualmente 38 clientes, incluindo os campi das universidades públicas e do Instituto Federal, tanto na capital quanto no interior do estado. Com um investimento de R$ 8 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a previsão é que a rede se expanda para 1.100 km até 2026, sob coordenação do PoP-AL.

Para o professor Fábio Guedes, a parceria com a RNP tem sido fundamental para garantir uma conectividade de qualidade em Alagoas. O PoP da RNP na Fapeal é considerado um importante ponto de apoio para a comunicação no estado. O Workshop de Tecnologia de Redes (WTR) continuará nos próximos dias, oferecendo cursos técnicos para profissionais de TI das instituições clientes do PoP-AL.

Além dos representantes do governo e da RNP, estiveram presentes na solenidade Luiz Coelho, diretor-adjunto de serviços na RNP; Karine Silva, da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio; Eunice Palmeira, pró-reitora de pesquisa do Ifal; e Rosaline Mota, pesquisadora da Universidade Federal de Alagoas. A parceria entre governo e instituições de pesquisa e tecnologia promete impulsionar a inovação e o desenvolvimento no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo