ALAGOAS – “Governo de Alagoas anuncia criação do Observatório e Conselho Estadual de Turismo para impulsionar o setor”

No dia 5 de fevereiro de 2024, em uma cerimônia no Palácio República dos Palmares, o Governo de Alagoas lançará iniciativas para fomentar o turismo no estado. Entre essas iniciativas, destacam-se a instituição do Conselho Estadual de Turismo (Conetur) e o lançamento do Observatório do Turismo de Alagoas. Essas ações visam fortalecer o setor turístico e contribuir para o desenvolvimento econômico da região.

O Observatório do Turismo de Alagoas foi desenvolvido ao longo de um ano, em parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A ferramenta digital, desenvolvida pelas equipes do Laboratório de Computação Científica e Análise Numérica (LaCCAN) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), estará disponível gratuitamente no site da Setur.

De acordo com a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, o Observatório do Turismo fornecerá um diagnóstico situacional customizado em um sistema online intuitivo e moderno, proporcionando informações detalhadas sobre o turismo no estado. Essas informações são importantes não apenas para os turistas, mas também para fomentar o desenvolvimento econômico de Alagoas.

Além do Observatório, também será criado o Conselho Estadual de Turismo (Conetur), que passará a integrar a estrutura da Setur após sua publicação no Diário Oficial do Estado de Alagoas. O Conetur será composto por representantes do setor turístico, como secretarias estaduais, institutos de meio ambiente e sindicatos, visando sugerir diretrizes gerais de soluções para o desenvolvimento turístico de Alagoas.

O lançamento dessas iniciativas representa um marco para o turismo em Alagoas, demonstrando o compromisso do governo com o desenvolvimento e fortalecimento do setor. A expectativa é que o Conetur e o Observatório do Turismo contribuam significativamente para a elaboração e execução de ações mais assertivas para o desenvolvimento do turismo no estado.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo