ALAGOAS – Governo convoca cientistas para definir prioridades do SUS em Alagoas: PPSUS abre edital com participação online.



O Governo do Estado de Alagoas convocou cientistas e pesquisadores da área da saúde para definir as prioridades do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. A iniciativa, realizada em parceria com o Ministério da Saúde, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), visa a construção da 8ª edição do Edital do Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS).

O chamado para definição das linhas de estudo prioritárias faz parte do processo prévio da chamada pública do PPSUS. Pesquisadores e gestores de saúde pública devem identificar as necessidades e desafios locais para subsidiar a elaboração do próximo edital.

Os interessados em contribuir com sugestões e propostas devem preencher um formulário online disponibilizado pela Sesau até o dia 02 de julho. Neste ano, as contribuições serão exclusivamente online, visando ampliar a participação dos profissionais da área.

O PPSUS em Alagoas tem se destacado nacionalmente devido ao seu modelo de gestão compartilhada entre a Fapeal e a Sesau. Na última edição, o programa destinou R$4 milhões para investimento em pesquisas científicas e formação profissional.

A expectativa é que as contribuições recebidas através do formulário subsidiem a construção de áreas contempladas no próximo edital do PPSUS, visando a melhoria da saúde pública no estado. Com base nas demandas locais identificadas, serão selecionados projetos de pesquisa que possam ser aplicados de forma efetiva no SUS alagoano.

A participação dos profissionais da saúde é fundamental para o sucesso do programa e para o desenvolvimento de soluções inovadoras que atendam às necessidades da população alagoana. O edital será divulgado em breve, possibilitando a distribuição de recursos para os projetos de pesquisa selecionados.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo