O sistema de irrigação do Bálsamo tem capacidade para irrigar 700 hectares e beneficiar diretamente mais de mil famílias envolvidas na produção de alimentos da agricultura familiar, além de gerar mais de 9 mil empregos diretos e indiretos.
O encontro aconteceu no Palácio República dos Palmares e contou com a presença da bancada de vereadores que apoiam o prefeito e o projeto de irrigação, secretários de Estado e do município de Palmeira, representantes da Casal, da Seinfra, da empresa Cohidro (responsável pelo projeto hídrico), da Facompi, Carpil e de pequenos agricultores da região da Barragem.
Durante a reunião, o governador mostrou-se comprometido em retomar o convênio, comprometendo-se a incluir o projeto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal e agendar uma reunião com o ministro da Integração, Waldez Góes, para discutir o assunto em Brasília.
Segundo o prefeito Júlio Cezar, Paulo Dantas demonstrou-se muito atencioso ao pleito do município de Palmeira. Ele ressaltou que o governador tem sido um grande parceiro do povo palmeirense e se mostrou sensível às necessidades da agricultura familiar na região.
Além disso, o prefeito destacou que o governador convidou a comitiva de Palmeira dos Índios para ir a Brasília dialogar com o Ministério do Desenvolvimento Regional, visando buscar apoio para o projeto.
A obra do Bálsamo e a construção de uma nova adutora são consideradas prioridades para o desenvolvimento da região e solucionar o problema de abastecimento de água, de acordo com Júlio Cezar.
Diante disso, o compromisso do governador em apoiar os projetos de irrigação e abastecimento em Palmeira dos Índios representa uma importante conquista para a região e fortalece a agricultura familiar local.