O governador enfatizou a economia digital como uma potente ferramenta de inclusão social. Segundo ele, este setor é capaz de integrar todos os alagoanos a um novo cenário, oferecendo acesso à educação de qualidade, serviços públicos eficientes e promoção da inclusão social. “A economia digital é o veículo que pode integrar todos os alagoanos a esse novo cenário, oferecendo acesso à educação de qualidade e serviços públicos eficientes e, sobretudo, inclusão social. Acreditamos que a tecnologia e a inovação são os pilares que podem nos conduzir a um futuro mais inclusivo, para que cada cidadão tenha as mesmas oportunidades de crescimento e prosperidade”, afirmou.
Dantas chamou a atenção para a necessidade de implementar a economia digital com responsabilidade. Ele destacou que o desenvolvimento depende de estratégias alinhadas à inovação, ciência e políticas públicas baseadas em evidências. “Investimento estratégico, vinculado à economia digital, ciência e políticas públicas baseadas em evidências, não é apenas o caminho para o desenvolvimento, mas uma poderosa ferramenta de justiça social”, comentou.
Ao abordar as conquistas na educação, o governador destacou que o estado está vivendo o seu melhor momento, com a melhor nota do Ideb da série histórica, e que Alagoas é o primeiro do Nordeste e o segundo do país em número de alunos com bolsa de mestrado e doutorado. O programa estadual Cartão Escola 10, que atende a 110 mil alunos, foi citado como inspiração para o programa nacional Pé de Meia, do presidente Lula.
No campo da ciência e tecnologia, Dantas ressaltou a regulamentação da inteligência artificial no serviço público e outras melhorias promovidas pelo Centro de Inovação e Tecnologia de Alagoas, onde uma das empresas foi vendida por R$ 28 milhões, exemplificando o sucesso da governança local.
O crescimento econômico do estado também foi destacado, superando por duas vezes o índice nacional em 2023 e alcançando o menor índice de desemprego da história de Alagoas. O governador enfatizou que esses resultados são reflexos do impacto real na vida dos alagoanos.
Sobre a saúde financeira do estado, Dantas mencionou que Alagoas foi o estado que mais investiu proporcionalmente com seus próprios recursos, destinando 18,5% do orçamento a obras estruturantes em 2023. Isso, segundo ele, demonstra a capacidade do governo de investir no desenvolvimento, criando condições favoráveis para empresários, comerciantes, trabalhadores e servidores públicos.
Em relação à segurança pública, Dantas lembrou que Alagoas saiu da posição de 5ª capital mais violenta do mundo para se tornar o 3º estado mais seguro do Nordeste e o 9º mais seguro do país, com uma redução superior a 60% nos índices de violência na última década.
Na área de emprego, o governador destacou a segurança jurídica e os serviços fiscais competitivos que atraem investidores, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento.
Por fim, Dantas falou sobre os investimentos em energia sustentável, como a criação do Bioma Caatinga e do Semiárido, e a exploração das energias solar e eólica, com o objetivo de transformar Alagoas em um case de sucesso em inovação, sustentabilidade e segurança energética.
Com relação à infraestrutura, o governador mencionou cerca de 400 km de rodovias duplicadas, conectando diversas regiões do estado, além dos investimentos em infovias para a expansão da economia digital, garantindo conectividade e acesso a novos mercados e oportunidades.