Durante a reunião, o governador aproveitou para convidar o ministro para a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) do tipo 3, localizado no bairro do Benedito Bentes, prevista para março. Ele também destacou o apoio do Ministério da Justiça na Operação Hades, que resultou na prisão de mais de 50 pessoas em 17 estados envolvidas com organizações criminosas. Além disso, Paulo Dantas ressaltou que o estado avançou consideravelmente na área de Segurança Pública, e que janeiro de 2024 foi o mês mais pacífico dos últimos quatro anos.
“Nós temos reduzido significativamente os índices de violência, fruto de investimentos e parcerias com o Ministério da Justiça. Realizamos investimentos em recursos humanos, adquirimos equipamentos modernos e realizamos grandes reformas e construímos CISPs e novas sedes. Tudo isso reflete na redução dos índices de Mortes Violentas Intencionais, de roubos e no aumento das apreensões de drogas e armas”, destacou o governador.
O ministro Lewandowski parabenizou o governador pela condução no combate à violência e destacou a importância da inteligência dos dados na tomada de decisões e no combate à criminalidade. Ele ainda sinalizou positivamente sobre a sua participação na inauguração do CISP em março.
O CISP do Benedito Bentes será o segundo do tipo 3 em Alagoas e recebeu investimentos de mais de R$ 16 milhões. Essa unidade será a sede da Diretoria de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Dracco) e está prevista para ser inaugurada nas próximas semanas, proporcionando melhores condições de trabalho para os delegados e agentes da Polícia Civil.
Além do governador e do ministro, estiveram presentes na reunião a procuradora-geral Samya Suruagy, a secretária Renata dos Santos (Fazenda) e o secretário Vitor Pereira (Governo). A parceria entre o governo de Alagoas e o Ministério da Justiça tem demonstrado resultados positivos na área de Segurança Pública, fortalecendo o combate à criminalidade no estado.