A honraria, sancionada pelo governador Paulo Dantas, reconheceu os relevantes serviços prestados pelo juiz Hélio Pinheiro ao estado de Alagoas. Durante a sessão solene, o governador ressaltou a prioridade dada por sua administração à manutenção da harmonia entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário. “Nós vamos manter o estado de Alagoas com esse mesmo nível de excelência, governança e planejamento estratégico. Nosso objetivo é fortalecer as redes colaborativas, prezando pelo respeito às instituições, à democracia e ao pacto federativo”, afirmou Dantas.
O juiz Hélio Pinheiro, por sua vez, elogiou a atuação do Governo do Estado em prol da convivência harmônica entre os poderes. “A nossa Constituição estabelece o princípio da separação dos poderes, mas, sobretudo, da harmonia entre eles. Hoje, temos os chefes dos três poderes que conversam, dialogam e constroem pontes. Com isso, Alagoas avança cada vez mais com essa convivência harmônica e de diálogo aberto e franco entre as instituições”, destacou Pinheiro.
A proposta de concessão do título partiu do deputado Alexandre Ayres, que também sublinhou a relevância da atuação do Governo do Estado para a integração dos poderes. “Esse equilíbrio entre os poderes constituídos em Alagoas tem proporcionado ao alagoano viver este novo momento, através da gestão do governador Paulo Dantas, que tem levado o estado a conquistar índices positivos em diversas áreas”, afirmou Ayres.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da ALE, Marcelo Vitor; o secretário executivo de Gabinete Civil, Felipe Cordeiro; e o secretário de Governo, Victor Pereira. Também participaram os deputados Bruno Toledo e Inácio Loyola, além do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, e representantes da advocacia e da classe jurídica.
O evento não apenas celebrou a contribuição individual do juiz Hélio Pinheiro, mas também serviu como um fórum para destacar a importância de um diálogo contínuo entre os poderes constitucionais. A cooperação entre Legislativo, Executivo e Judiciário é vista como um pilar fundamental para garantir o progresso e a estabilidade do estado de Alagoas, refletindo um compromisso coletivo com o bem-estar da sociedade alagoana.