ALAGOAS – “Governador Paulo Dantas busca solução para reforma agrária em Alagoas em reunião com o Ministério da Agricultura”

Na tarde de hoje, o governador Paulo Dantas esteve no Ministério da Agricultura para discutir questões relacionadas à reforma agrária em Alagoas. Ele se reuniu com o ministro Paulo Teixeira para tratar da situação das terras pertencentes ao grupo João Lyra, que decretou falência em 2008 e deixou dívidas milionárias.

Durante o encontro, o governador ressaltou a importância de avançar na regularização das terras das usinas Laginha, em União dos Palmares, e Guaxuma, em Coruripe, como forma de impulsionar o desenvolvimento rural e garantir o avanço histórico para a agricultura familiar em Alagoas.

Por sua vez, o ministro Paulo Teixeira destacou a necessidade de união de ações entre o estado e o governo federal para agilizar uma solução para o problema, a fim de evitar a reintegração de posse nessas áreas.

Além disso, o líder da bancada federal alagoana, Paulão (PT), elogiou o comprometimento do governador Dantas em busca de soluções para a reforma agrária, ressaltando a dedicação do governo estadual em lidar com uma das questões mais complexas do processo falimentar.

O processo falimentar do Grupo João Lyra, que já ultrapassou 111 mil páginas, tem sido acompanhado de perto pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que busca compreender todos os pontos legais para atender às demandas das famílias e movimentos sociais que reivindicam seus direitos.

O diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, ressaltou a necessidade de um entendimento imediato entre a administração da Massa Falida, a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Alagoas (Incra) e os movimentos sociais para administrar da melhor forma a problemática das reintegrações de posse, que podem acontecer a partir de março deste ano.

Representando o Movimento Sem Terra (MST), Débora Nunes destacou que os trabalhadores e famílias que lutam pela reforma agrária estão convivendo com ordens de reintegração de posse e a baixa resolutividade do Incra/AL nas áreas incluídas na massa falida do Grupo João Lyra.

Diante disso, o presidente nacional do Incra, César Aldrighi, comprometeu-se em reavaliar as situações apresentadas pelo MST durante a reunião no Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A reunião em Brasília contou a participação do governador Paulo Dantas, do ministro Paulo Teixeira, do presidente nacional do Incra, César Aldrighi, dos secretários estaduais e representantes de diversos movimentos agrários.

Sair da versão mobile