O governador destacou que a renovação da frota é crucial para reduzir custos operacionais e, sobretudo, para salvar mais vidas. “A saúde que oferecemos em Alagoas tem como grande objetivo salvar cada vez mais vidas”, enfatizou Dantas, agradecendo a parceria com o Governo Federal que possibilitou a aquisição dos veículos, num investimento que alcançou a marca de R$ 6 milhões.
Os 21 municípios beneficiados com as novas unidades de suporte básico incluem cidades como Arapiraca, Marechal Deodoro, São Miguel dos Campos, entre outras. Além disso, novos anúncios são promissores: segundo o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, mais nove ambulâncias seriam distribuídas dentro dos próximos 30 dias, continuando a otimização da frota do Samu em Alagoas.
Representantes de associações municipais como Jorge Dantas, vice-presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), sublinharam a relevância de tais entregas. “Com 21 novas ambulâncias, serão centenas de vidas beneficiadas graças a essa distribuição”, afirmou. Gestores municipais, como João Victor, prefeito de Viçosa, manifestaram satisfação em renovar suas frotas com veículos que garantem mais segurança e eficiência no atendimento aos cidadãos.
As novas ambulâncias, classificadas como Unidades de Suporte Básico (USB), são equipadas para atendimentos pré-hospitalares de urgência e emergência, vital para a rede assistencial móvel do Samu. Este serviço, parte da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde, objetiva dar resposta rápida e eficaz às emergências, sendo gratuito e acessível pelo número 192, com operação ininterrupta ao longo da semana. A coordenadora do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, reforçou o impacto positivo que a frota renovada terá na eficiência do serviço, salientando o papel fundamental que estas ambulâncias desempenham na missão de salvar vidas na região.