Durante o encontro, foram discutidas as experiências de integração de organizações como cooperativas de crédito, bancos comunitários e fundos rotativos. Vale ressaltar que Alagoas foi o primeiro estado do Brasil a criar uma Secretaria Executiva de Cooperativismo e Economia Solidária.
O objetivo da reunião foi propor a criação de um sistema sólido e integrado para as Finanças Solidárias, além de conhecer casos de sucesso do Estado. O governador aproveitou a oportunidade para apresentar os investimentos realizados durante sua gestão.
No evento, Paulo Dantas ainda presenteou o secretário com uma arte elaborada pelas Bordadeiras de Capela, um livro de receitas da Mãe Neide e um Guia de Investimentos do Estado, produzido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos com apoio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).
Durante a reunião, Gilberto Carvalho destacou que Alagoas tem se constituído em um polo avançado da economia solidária e propôs que o governador faça do estado um ponto avançado dessa prática no Brasil.
Após a reunião, o governador, o secretário nacional e a comitiva realizaram uma visita técnica ao município de Piaçabuçu, onde conheceram as experiências da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) e ao Banco Comunitário “É da Gente”, que visa integrar a comunidade no sistema financeiro além de incentivar o desenvolvimento local.
No encontro estiveram presentes a primeira-dama Marina Dantas, diversas secretárias e secretários de governo, deputados estaduais e outras personalidades envolvidas no desenvolvimento da economia solidária no estado.
Essa visita do secretário Nacional de Economia Popular e Solidária ao estado de Alagoas reforça o compromisso do governo em promover o desenvolvimento econômico e social através da economia solidária, fortalecendo as organizações e projetos que atuam nessa área. A troca de experiências e discussão de propostas são fundamentais para impulsionar ainda mais o setor e garantir melhores condições de vida para a população.
