A principal obra em evidência durante o encontro foi o Canal do Sertão. Classificada como uma das mais relevantes construções hídricas do Brasil, a obra esteve no foco das apresentações ao longo do roteiro da reunião. O governador Paulo Dantas ressaltou o progresso obtido, com 127 km já concluídos nos quatro primeiros trechos da obra. O governador enfatizou o papel crucial da ANA na governança e na gestão compartilhada dos recursos hídricos, destacando, ainda, o pioneirismo de Alagoas no atendimento ao Marco Regulatório do Saneamento Básico.
Na busca pela universalização dos serviços hídricos e sanitários em Alagoas, Dantas salientou que foi lançado o programa “Mais Água Alagoas”, em agosto de 2023. Esta iniciativa vem ancorada por investimentos robustos, como o aditivo ao contrato com a concessionária Águas do Sertão no início do ano, que contempla R$ 71 milhões, com foco especial de R$ 15 milhões para aprimorar as condições da Bacia Leiteira.
Esses investimentos já começam a dar frutos significativos. Paulo Dantas comemorou um marco inédito: a região da Bacia Leiteira já está há mais de 100 dias sem interrupções no abastecimento de água, uma conquista que evidencia a eficiência das novas estratégias empregadas, principalmente na região do Médio Sertão de Alagoas.
Além disso, em um movimento para incluir todos os municípios alagoanos no avanço dos serviços de água e esgoto, o governador antecipou planos para promover uma reunião com os prefeitos das 27 cidades que não participaram do leilão de concessão.
As presenças dos secretários Gino César (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Renata Santos (Fazenda), Vítor Pereira (Governo), Gustavo Acioli (Infraestrutura), além de diretores como Luiz Neto da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), salienta o compromisso conjunto em avançar com soluções integradas e resistentes à crise hídrica.
Enquanto as discussões avançam, a expectativa é que medidas concretas, fruto desse encontro, contribuam decisivamente para a melhora no abastecimento e na qualidade de vida dos alagoanos, consolidando o estado como um exemplo de boa gestão hídrica no cenário nacional.
