ALAGOAS – “Governador e ministro lançam pedra fundamental do Centro Nacional de Pesquisa da Embrapa em Alagoas, impulsionando desenvolvimento econômico e inovação na agricultura”

No dia 13 de novembro, o governador Paulo Dantas e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, lançaram a pedra fundamental para a construção do Centro Nacional de Pesquisa da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Alagoas. O terreno escolhido para sediar o centro foi a antiga Cia de Fiação e Tecidos Norte Alagoas, localizada no distrito de Saúde, em Ipioca, que foi doado pelo Governo do Estado.

Durante uma reunião realizada no Palácio República dos Palmares, o governador e a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, receberam representantes da Embrapa que apresentaram o projeto arquitetônico do centro de pesquisa. As obras estão previstas para começar em janeiro de 2024. Além do governador e da secretária, também estiveram presentes o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Sílvio Bulhões, e o prefeito de Batalha, Wagney Dantas.

Alagoas era um dos poucos estados que ainda não contavam com um centro de pesquisa da Embrapa, o que motivou uma articulação entre o Governo do Estado, o Governo Federal e a bancada parlamentar Federal de Alagoas para viabilizar a construção. Serão investidos aproximadamente R$ 94 milhões, incluindo o valor do terreno, sendo que R$ 35 milhões foram viabilizados por meio de emendas parlamentares.

O centro de pesquisa será instalado na antiga fábrica têxtil, que passará por restauração. O governador Paulo Dantas destacou que a inauguração do centro será uma das agendas mais importantes para o Estado. Já a secretária de Estado da Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, ressaltou a importância das pesquisas para o desenvolvimento da agropecuária em Alagoas.

Além do apoio à produção de alimentos, o centro de pesquisa também contribuirá para o desenvolvimento da horticultura próxima ao Canal do Sertão, importante obra de infraestrutura hídrica do Estado. O chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio Veloso, destacou a possibilidade de ampliação da estrutura de cultivos protegidos no estado, semelhante ao que aconteceu em Almería, na Espanha.

A construção do centro de pesquisa ocorre em um momento de expansão da agricultura em Alagoas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a safra de grãos deste ano deve registrar um crescimento de 126,7% em relação ao ano anterior. A área plantada teve um aumento de 104,2% e a produção de milho teve estimativa de 176,7 mil toneladas, um crescimento de 202,9%.

Com a construção do Centro Nacional de Pesquisa da Embrapa em Alagoas, o estado espera impulsionar ainda mais o desenvolvimento agrícola e pecuário, promovendo a inovação e a adoção de novas tecnologias na produção de alimentos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo