A nova legislação tem como principais objetivos diminuir a necessidade de atendimentos presenciais e simplificar o acesso às informações governamentais. De acordo com a lei nº 9.720, promulgada no início de novembro de 2025, todos os órgãos são obrigados a designar equipes dedicadas para a administração dos serviços digitais já existentes e futuros, favorecendo o desenvolvimento de soluções inovadoras e a migração de atendimentos físicos para o ambiente virtual.
Phelipe Vargas, secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Governo Digital, destaca que a iniciativa representa um marco para o estado, consolidando um avanço significativo nas políticas públicas de Alagoas. Em parceria com a empresa X-VIA Tecnologia Ltda., especialista em soluções de governo digital, o projeto faz parte do Programa Alagoas Mais Digital. Este programa pretende gerar uma economia significativa, estimada em mais de R$20 milhões para os cofres públicos e R$35 milhões para os cidadãos.
Além de promover eficiência, a plataforma Alagoas Inteligente também enfatiza a inclusão, garantindo que o atendimento presencial continue disponível quando necessário. A interface da plataforma prevê compatibilidade plena com diversos dispositivos e navegadores, além de oferecer métodos de login adequados e validações de dados seguras. A Controladoria-Geral do Estado ficará responsável pelo monitoramento e qualidade dos serviços prestados.
Os cidadãos podem acessar a plataforma Alagoas Inteligente através do aplicativo disponível para iOS e Android ou pelo site oficial, integrando a rotina diária ao mundo digital de forma prática e acessível.
