O evento contou com a presença do secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Gustavo Pontes de Miranda, do conselheiro nacional do Ministério Público, Jayme de Oliveira, do procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, bem como de gestores e técnicos da Sesau e dos municípios alagoanos.
O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal tem como objetivo principal incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública. A iniciativa também busca reacender a consciência vacinal em parte da população brasileira, visando a retomada de índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal no país.
Gustavo Pontes de Miranda ressaltou a importância da vacinação para o controle das doenças infectocontagiosas e destacou a eficácia do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação massiva da população. Ele enfatizou a necessidade de combater discursos desfavoráveis às vacinas, que são fundamentais para o enfrentamento de doenças como a Covid-19.
O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, criado em novembro de 2022, já conta com a participação de mais de 170 instituições, incluindo o Ministério da Saúde, a Opas/OMS, o Unicef, e a Fiocruz. O governo de Alagoas se junta a essa iniciativa para somar esforços e potencializar a campanha vacinal no Brasil.