O objetivo do PDITS é desenvolver um ecossistema turístico estruturado, com base no diálogo e na cooperação, contribuindo para a manutenção dos recursos naturais, valorização da cultura local, fortalecimento e qualificação da cadeia produtiva e ordenamento territorial de modo criativo, inovador e tecnológico.
O governador destacou que o investimento em Maceió é uma demonstração para o setor produtivo, os governos municipais e Governo Federal de que o Governo de Alagoas se preocupa com o desenvolvimento turístico em todo o estado, além de oferecer infraestrutura fiscal propícia para empresários.
O governador Paulo Dantas ressaltou a importância dos PDITS para o fomento da agricultura familiar através da indústria do turismo, revelando que buscará, junto ao setor de turismo, incentivar o consumo de alimentos produzidos pela agricultura familiar no estado.
Além disso, a secretária da Setur, Bárbara Braga, fez uma explanação do panorama do turismo alagoano, que representa uma fatia significativa da economia do estado e tem sido uma ferramenta de transformação social e de geração de emprego e renda. Bárbara apresentou investimentos, iniciativas e estratégias realizadas pelo governo estadual, através da política transversal das secretarias para o desenvolvimento de Alagoas.
O positivo cenário em que Alagoas se encontra atualmente foi ressaltado pelo representante da CAF, o executivo Paulo Rodrigues, que enfatizou a importância de firmar parceria com o Governo de Alagoas e apoiar a aplicação dos PDITS. A secretária da Sefaz, Renata dos Santos, por sua vez, ressaltou que o Governo do Estado tem adotado, através do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), medidas para melhorar o ambiente de negócios do turismo alagoano e a importância do diálogo entre os setores público e privado.
Luiz Otavio Gomes, sócio fundador da LOG, elogiou o Governo de Alagoas pelo desenvolvimento do turismo sustentável e ressaltou que o PDITS prestigiou especialistas e técnicos do segmento do próprio estado para a elaboração do plano. Autoridades estaduais e municipais, representantes do setor privado e do trade turístico também estiveram presentes no anúncio.