ALAGOAS – Gestores da Juceal buscam inspiração em experiência de Sergipe para agilizar registro empresarial

Na última semana, os gestores das Juntas Comerciais do Estado de Alagoas (Juceal) e de Sergipe (Jucese) se reuniram de forma virtual para debater métodos que possam agilizar o registro de empresas. O foco principal das discussões foi o andamento dos processos colegiados, visando diminuir o tempo de análise e aprovação.

Durante o encontro, foram compartilhadas as práticas adotadas em Sergipe, que é reconhecido como referência no avanço das análises singulares e colegiadas, de acordo com o estudo Mapa de Empresas. Uma das medidas destacadas foi a desvinculação dos processos colegiados das turmas específicas, decisão tomada pela Juceal este mês por meio de uma resolução.

Ao adotar essa medida, a Juceal busca evitar que os processos tenham que retornar para uma mesma turma em caso de exigências ou correções, agilizando assim o fluxo de análise e aprovação. O analista técnico da Juceal, Jonas Barros, ressaltou que a experiência da Jucese apresenta diferenciais que podem ser implementados em Alagoas, como a abertura diária e mais cedo das pautas colegiadas e a criação de pauta conjunta.

Durante a reunião, os gestores da Juceal aproveitaram para esclarecer dúvidas e entender melhor como funcionam os processos desvinculados em Sergipe. Edmundo Lins Filho, gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), destacou a importância desse intercâmbio visando a melhoria do atendimento aos clientes.

O encontro contou também com a presença do gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, que ressaltou a troca de informações entre as autarquias e a tentativa de evolução de Alagoas nesse aspecto. Os temas discutidos envolveram a análise dos processos de constituições de sociedades anônimas, consórcios, transformações empresariais, entre outros.

Representantes da Jucese, como o coordenador do Portal Agiliza Sergipe, Paulo Aragão, e o assessor técnico Júlio Pedrosa, estiveram presentes na reunião, contribuindo com suas experiências e práticas bem-sucedidas. A expectativa é que a troca de informações e a adoção de medidas inspiradas no modelo sergipano possam beneficiar o ambiente de negócios em Alagoas, tornando os processos mais ágeis e eficientes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo