Os recursos começaram a ser distribuídos em março, com parcelas únicas de R$ 1.200,00 já liberadas em 31 municípios. Traipu, que aguardava a liberação, também foi beneficiado, atendendo mais de 1.500 agricultores, graças ao empenho do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Segundo Marcelo Melo, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, o Governo de Alagoas contribuiu com mais de R$ 4 milhões para o Fundo Garantia-Safra, em parceria com municípios, União e agricultores.
Esse apoio financeiro se reflete diretamente na economia local, permitindo que agricultores reinvistam em seus plantios e movimentem suas comunidades. Além do benefício, os produtores receberam sementes de milho e feijão através do programa Planta Alagoas, garantindo a continuidade de suas atividades agrícolas durante a safra.
Os municípios impactados por calamidades climáticas, como estiagem ou excesso de chuvas, incluíram Água Branca, Batalha, e muitos outros. O Garantia-Safra, parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), segue como um suporte crucial para esses produtores em tempos de incerteza climática.
Para agricultores enfrentando problemas de regularização, a recomendação é procurar a Rede CAF ou acessar a plataforma Gov.br para resolver pendências e garantir o recebimento dos benefícios. O programa continua a ser uma luz de esperança para aqueles que enfrentam adversidades no setor agrícola, proporcionando alívio financeiro em momentos críticos.
