ALAGOAS – “Futuros soldados da PM participam da Marcha de Ascensão Militar em Alagoas”



Na manhã desta quinta-feira (19), os futuros soldados da Polícia Militar de Alagoas vivenciaram um momento marcante em sua formação. Após seis meses de Curso de Formação de Praças (CFP), os alunos participaram da Marcha de Ascensão Militar, uma tradição do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) que representa um rito de passagem na construção da identidade militar.

O percurso da marcha teve aproximadamente 21 quilômetros e contou com a participação de 719 soldados alunos, distribuídos em 21 pelotões Polo CFAP Maceió. O ponto de partida foi no Posto 7, na região de Jatiúca, e o destino final foi o CFAP, no bairro do Prado. Durante o trajeto, os alunos realizaram paradas para hidratação e oficinas, inclusive uma em ambiente aquático às margens da Lagoa Mundaú. Além disso, instruções foram dadas na sede do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Um dos momentos mais marcantes da marcha foi a troca de uniforme. Após a chegada e a checagem da tropa ainda na madrugada, os alunos deixaram de usar o uniforme de adaptação, composto por calça jeans, tênis e camisa branca de algodão, e passaram a utilizar de forma definitiva o uniforme de instrução da PM, com calça, gandola, camisa interna, gorro, coturno e equipamentos.

Durante todo o percurso, oficiais e monitores do CFAP estiveram presentes para verificar as condições de cada aluno e intervir, se necessário, com apoio das viaturas para sinalizar o trânsito e organizar o fluxo. A atividade contou também com o apoio de unidades da PM, como o Batalhão de ROTAM e o Regimento de Polícia Montada, além do Corpo de Bombeiros.

O comandante do CFAP, tenente-coronel Sílvio Lúcio, destacou a importância da Ascensão Militar e agradeceu o empenho de todos os envolvidos, assim como a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pelos ônibus utilizados no transporte. Ele ressaltou que a atividade faz parte do Projeto Pedagógico do Curso de Formação de Praças da PM, que tem como objetivo desenvolver nos alunos qualidades como senso de organização, resiliência e espírito de corpo, além da capacidade física e mental para enfrentar as adversidades da atividade policial militar.

O CFP 2023 teve início em abril deste ano e tem uma grade curricular voltada ao serviço operacional da PM, incluindo disciplinas teóricas e práticas, como armamento, munição e tiro, policiamento ostensivo geral, além de disciplinas jurídicas e voltadas à polícia comunitária, ética, cidadania e direitos humanos. A formatura está prevista para abril de 2024.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo