ALAGOAS – Funcionários da Companhia de Saneamento de Alagoas doam livros para campanha de ressocialização de reeducandos



Funcionários da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) fizeram a doação de diversos títulos para a campanha “Livros que Libertam”. Machado de Assis, José de Alencar e Augusto Cury estão entre os autores contemplados na iniciativa. O objetivo da campanha é educar e reduzir a pena de reeducandos.

Nesta quarta-feira (13), a Casal entregou o segundo e último lote de livros arrecadados, totalizando 132 exemplares. A arrecadação foi realizada no prédio-sede da companhia, localizado em Maceió. A ação faz parte de um projeto desenvolvido pela Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em parceria com o Poder Judiciário, por meio da Vara de Execuções Penais.

Por meio da leitura, a campanha oferece a remição de pena, ou seja, a redução de quatro dias na pena para cada livro lido pelos reeducandos. A coleta dos livros foi realizada pelos professores Cleber Dias e Yasmin Roberta, que fazem parte da Seris. A campanha tem como principal objetivo a ressocialização das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional alagoano, proporcionando acesso ao conhecimento e à educação.

Os responsáveis pela arrecadação destacaram o sucesso da campanha junto aos órgãos públicos do Estado e agradeceram à Casal pela contribuição. Cleber afirmou que espera que a iniciativa pioneira possa continuar. Já Yasmin ressaltou a importância dos livros doados, que serão distribuídos nas unidades prisionais da capital e do interior, onde serão catalogados e disponibilizados nas bibliotecas para leitura dos interessados.

A campanha “Livros que Libertam” é uma forma de incentivar a educação e a cultura entre a população carcerária, proporcionando uma oportunidade de ressocialização através da leitura. A iniciativa busca ajudar na transformação e no desenvolvimento das pessoas privadas de liberdade, oferecendo uma chance de melhorar suas vidas e, consequentemente, diminuir a reincidência criminal.

A doação dos funcionários da Casal é um exemplo de solidariedade e engajamento em ações sociais, mostrando a importância de se envolver em projetos que estão além das atribuições profissionais. É uma forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos tenham a oportunidade de se desenvolver e resgatar sua dignidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo