O seminário contou com palestras de especialistas renomados, incluindo Marema de Deus Patrício, que destacou a importância da gestão participativa no fortalecimento do PSE. Outros nomes importantes foram Eloy Yanes, coordenador do programa em Alagoas, e Leonardo Luz, que apresentou dados sobre o impacto das ações do PSE no Estado e na região Nordeste.
Eloy Yanes enfatizou a importância do encontro para orientar os municípios participantes, destacando a necessidade de implementar as ações previstas pelo Ministério da Saúde em parceria com a educação. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida dos estudantes, reduzir a evasão escolar e garantir mais aprendizado”, afirmou.
Além de coordenadores, o evento envolveu instituições de ensino superior, que atuam como apoiadoras técnicas. Cada município tem dois coordenadores do PSE – um de saúde e outro de educação – para articular e executar as atividades nas escolas, que variam do maternal ao Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos.
Com 102 municípios alagoanos já aderidos ao PSE, cerca de 736.589 alunos serão beneficiados, com o apoio de 2.270 equipes. A formação englobou ainda a discussão sobre estratégias para temas como saúde mental, prevenção de Covid-19 e promoção dos direitos humanos, fazendo parte de uma ação conjunta do Ministério da Saúde, Ministério da Educação e secretarias locais.