ALAGOAS – Forças de segurança apuram mais de 150 denúncias de violência contra o idoso na Operação Virtude em Maceió



No dia 14 de junho de 2024, as forças de segurança pública realizaram o Dia D da Operação Virtude, com o objetivo de combater a violência contra o idoso. Durante a ação, mais de 150 denúncias de negligência e maus tratos contra pessoas idosas foram apuradas na região metropolitana de Maceió, conforme informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).

A Operação Virtude é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Esse tipo de operação é realizada no mês de junho, considerado o mês de conscientização e combate à violência contra idosos.

Durante as abordagens, foram identificadas situações de risco e os casos foram encaminhados para os serviços de proteção, visando garantir os direitos dos idosos e promover intervenções necessárias para melhorar suas condições de vida. O tenente-coronel Iran Rego, chefe de Articulação Política da Prevenção, destacou a importância dessas ações realizadas não apenas na capital, mas também no interior do estado.

Com mais de 16 guarnições atuando no Dia D da operação, as equipes também realizaram ações de proximidade, como palestras em escolas, visitas a instituições de longa permanência e panfletagem. Além disso, a Seprev participou com equipes multidisciplinares que ofereceram apoio social e psicológico às vítimas, conforme explicou Anax Bruno, assessor executivo de Articulação e Gestão Estratégica da Seprev.

Essa operação integrada reflete o compromisso do Governo de Alagoas em combater a violência contra a população idosa, assegurando uma rede de proteção sólida e eficaz. A participação da comunidade é fundamental para o sucesso dessas operações, e as denúncias de maus-tratos podem ser feitas de forma anônima. As autoridades locais continuam trabalhando para garantir que os cidadãos alagoanos tenham seus direitos respeitados e vivam com dignidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo