Alagoas fica em segundo lugar no ranking nacional do Programa Saúde nas Escolas em 2022

Alagoas ficou em segundo lugar no ranking dos estados brasileiros que tiveram maior desenvolvimento das ações do Programa Saúde nas Escolas (PSE) em 2022. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), o Estado alcançou uma cobertura de 76,6%, sendo superado apenas por Minas Gerais, que registrou 77,9%. O Rio Grande do Sul ficou em terceiro lugar, com 72,5%, seguido pelo Ceará, com 71,8%.

No biênio 2021/2022, Alagoas teve a adesão dos 102 municípios do estado, abrangendo um total de 2.086 escolas. Em 2021, foram desenvolvidas ações em 1.414 escolas, enquanto em 2022 esse número subiu para 1.597. O objetivo do PSE, que é um programa do MS, é promover a integração e articulação entre a educação e a saúde, visando melhorar a qualidade de vida dos estudantes.

A participação dos municípios ocorre mediante a adesão ao ciclo bienal do programa e o desenvolvimento de 14 ações essenciais, além de outras ações de interesse local relacionadas ao público do programa.

O coordenador estadual do PSE, Eloy Yanes, atribui o resultado positivo ao trabalho árduo e ao alinhamento das ações junto aos municípios participantes. Ele ressalta que a melhora considerável na qualidade de vida dos estudantes é reflexo desse comprometimento.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância das ações de promoção da saúde e prevenção no contexto escolar. Segundo ele, essas ações evitam grande parte dos problemas de saúde que chegam às unidades assistenciais. Pontes de Miranda considera a colocação de Alagoas como motivo de satisfação para a saúde pública do estado.

Para o ciclo 2023/2024, Yanes afirma que o estado já possui a adesão dos 102 municípios e que o foco será nas atividades voltadas para a saúde mental dos estudantes. Ele ressalta que a adesão dos municípios ocorreu de acordo com os interesses locais, levando em consideração as diferentes realidades e aspectos geográficos de cada região.

O público beneficiário do PSE é formado por estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e também inclui os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante o ciclo, foram desenvolvidas 14 ações, abrangendo temas como promoção de atividade física, alimentação saudável, prevenção de doenças negligenciadas, entre outros. O programa busca proteger a população escolar, evitando adoecimentos e garantindo o pleno desenvolvimento dos estudantes ao longo do ano letivo.

Sair da versão mobile