No biênio 2021/2022, Alagoas teve a adesão dos 102 municípios do estado, abrangendo um total de 2.086 escolas. Em 2021, foram desenvolvidas ações em 1.414 escolas, enquanto em 2022 esse número subiu para 1.597. O objetivo do PSE, que é um programa do MS, é promover a integração e articulação entre a educação e a saúde, visando melhorar a qualidade de vida dos estudantes.
A participação dos municípios ocorre mediante a adesão ao ciclo bienal do programa e o desenvolvimento de 14 ações essenciais, além de outras ações de interesse local relacionadas ao público do programa.
O coordenador estadual do PSE, Eloy Yanes, atribui o resultado positivo ao trabalho árduo e ao alinhamento das ações junto aos municípios participantes. Ele ressalta que a melhora considerável na qualidade de vida dos estudantes é reflexo desse comprometimento.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância das ações de promoção da saúde e prevenção no contexto escolar. Segundo ele, essas ações evitam grande parte dos problemas de saúde que chegam às unidades assistenciais. Pontes de Miranda considera a colocação de Alagoas como motivo de satisfação para a saúde pública do estado.
Para o ciclo 2023/2024, Yanes afirma que o estado já possui a adesão dos 102 municípios e que o foco será nas atividades voltadas para a saúde mental dos estudantes. Ele ressalta que a adesão dos municípios ocorreu de acordo com os interesses locais, levando em consideração as diferentes realidades e aspectos geográficos de cada região.
O público beneficiário do PSE é formado por estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e também inclui os estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Durante o ciclo, foram desenvolvidas 14 ações, abrangendo temas como promoção de atividade física, alimentação saudável, prevenção de doenças negligenciadas, entre outros. O programa busca proteger a população escolar, evitando adoecimentos e garantindo o pleno desenvolvimento dos estudantes ao longo do ano letivo.






