O Festival da Cachaça é uma iniciativa estratégica da Setur para fortalecer a Rota da Cachaça, um importante atrativo turístico do Agreste alagoano. Gratuito e aberto à população, o evento destaca a diversidade das cachaças produzidas na região, promovendo também outros produtos culturais e gastronômicos que compõem a identidade local. Na estrutura montada para o festival, duas vilas principais serão erguidas: a Vila Alambique, destinada à degustação de cachaças em seis estandes, e a Vila Gastronômica, que apresentará pratos típicos da culinária agrestina como acompanhamentos perfeitos para as bebidas.
A Conveniência da Rota da Cachaça e uma loja de artesanato local são outras atrações do festival, que visam impulsionar o comércio de produtos regionais. “O Festival é uma excelente oportunidade para o fortalecimento dos produtos do Agreste alagoano”, afirmou Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo. Ela destacou ainda a importância do evento para a economia local: “Apoiar eventos como esse é crucial para a valorização dos nossos produtos e atrativos turísticos, movimentando a região e impulsionando o fluxo turístico em Arapiraca.”
A programação cultural do festival também será intensa, com apresentações que variam desde banda de pífano e DJ, até a Banda da Polícia Militar, grupos de samba, pop rock e shows sertanejos. O evento contará também com a participação de empreendimentos locais como Engenho Caraçuípe, Taverna Beer, Brejo dos Bois, Gogó da Ema e Misturada Sabor do Agreste.
Evânia Albuquerque, presidente da Instância de Governança do Agreste, ressaltou o impacto positivo do festival na promoção do turismo na região. “A Rota da Cachaça já é um produto consolidado no estado, e eventos como este contribuem significativamente para a regionalização turística promovida pela Setur,” destacou. Ela reiterou que atrair turistas para o Agreste e seus municípios circunvizinhos é uma meta constante. “Temos turismo em Alagoas o ano inteiro e em todas as regiões do estado,” afirmou Evânia, reforçando a visão de um turismo contínuo e diversificado que valoriza a cultura e os produtos locais.
Este festival não apenas celebra uma das mais tradicionais bebidas brasileiras, mas também reforça a importância da cultura local e a diversidade de atrações que o Agreste de Alagoas tem a oferecer.