O projeto se tornou referência no incentivo à agricultura familiar no estado de Alagoas, contribuindo para o escoamento da produção de cerca de mil trabalhadores rurais acampados e assentados da reforma agrária em um período de menos de sete anos. A Feira Agrária tem sido responsável pela comercialização de 50 toneladas de alimentos apenas no primeiro semestre de 2023, em ações promovidas em outros municípios.
A expectativa para a edição em Poço das Trincheiras é de que pelo menos mais 10 mil quilos de alimentos frescos e livres de agrotóxicos sejam comercializados, oportunizando a geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade. Além disso, a Feira Agrária também irá contar com a participação de aproximadamente 60 feirantes, trazendo uma estrutura custeada pelo Governo de Alagoas.
A iniciativa é vista como uma forma de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores familiares e combater o êxodo rural, permitindo a permanência no campo para aqueles que desejam seguir vivendo com dignidade nas áreas rurais.
A solenidade de abertura da Feira Agrária do Iteral está marcada para as 9h de sexta-feira (8) e seguirá em funcionamento até as 21h de sábado (9), junto com as demais atrações da ExpoPoço, que será sediada na Fazenda Charles Falcão. Além da comercialização de alimentos, a feira também contará com espaços dedicados à exposição e vendas de obras de arte, incluindo artesanato sertanejo.
Portanto, a chegada da Feira Agrária do Iteral ao município de Poço das Trincheiras representa uma oportunidade para os agricultores familiares locais, além de integrar a programação da ExpoPoço, evento de grande importância para a região.