O governador de Alagoas, Paulo Dantas, destacou que essa iniciativa trará uma importante folga orçamentária para o estado, já que a manutenção desses trechos passa a ser responsabilidade da União. “A federalização representa um grande avanço, pois além de oferecer economia, proporcionará melhorias significativas na infraestrutura, criando novas oportunidades de desenvolvimento para nossa população”, afirmou Dantas.
Os trechos envolvidos são estratégicos e conectam diversas regiões do estado, incluindo municípios como Maceió, Barra de São Miguel, Coruripe, e Penedo. Além disso, esses segmentos têm continuidade com a BR-349, que eventualmente se tornará a BR-101 em Aracaju, Sergipe.
O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano de Alagoas, Mosart Amaral, apontou que essa mudança não só favorece o orçamento estadual, mas também redistribui os recursos humanos. Segundo Amaral, a federalização envolve mais do que a manutenção do asfalto, abrangendo monitoramento, segurança e expansão das rodovias, que agora poderão serem aplicados em outras áreas estratégicas do estado.
A lista dos trechos a serem federalizados confirma a abrangência significativa desse projeto, reiterando o compromisso do governo com o desenvolvimento logístico e econômico de Alagoas. A federalização desses segmentos rodoviários promete fortalecer a infraestrutura de transporte, promovendo um futuro com mais oportunidades para o estado e seus habitantes.