Desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alagoas já acumula 3,18 milhões de empregos com carteira assinada. No mês de agosto, quatro das cinco grandes atividades econômicas pesquisadas apresentaram saldo positivo, com destaque para o setor de Indústria, responsável pela abertura de 4.166 novas vagas. Em seguida, estão Agropecuária (541), Comércio (308) e Construção (256). O único setor que teve desempenho negativo foi o de Serviços, com um saldo de -100 vagas.
O município de Coruripe se destacou como o melhor saldo de empregos em Alagoas, gerando 1.821 novos postos de trabalho em agosto, elevando seu estoque para 11 mil empregos formais. Outros municípios com bom desempenho no mesmo período foram São Luís do Quitunde (965), São Miguel dos Campos (633), Arapiraca (380) e Rio Largo (379).
No âmbito nacional, o Brasil também registrou números positivos, com um saldo de 232.513 vagas de empregos formais em agosto. O setor de Serviços foi o destaque do mês, gerando 118.364 postos de trabalho, seguido pela Indústria, Comércio, Construção e Agropecuária. Com isso, o estoque total de vínculos celetistas ativos atingiu o recorde de 47,2 milhões.
Os dados do acumulado de 2024 mostram que o emprego ficou positivo em todos os grupos econômicos e Unidades Federativas. O setor de Serviços permanece como o principal gerador de empregos no ano, seguido pela Indústria, Construção Civil, Comércio e Agropecuária. São Paulo lidera o ranking dos estados com maior saldo positivo, seguido por Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. As regiões Sudeste, Sul, Nordeste, Centro-Oeste e Norte também apresentaram números expressivos na geração de empregos formais ao longo do ano.