ALAGOAS – Febre de Oropouche: Novo caso diagnosticado em Alagoas levanta alerta sobre a doença e medidas preventivas



Na última segunda-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou o primeiro caso de Febre de Oropouche em Alagoas. A doença, que foi diagnosticada em um homem de 55 anos residente na cidade de Japaratinga, é pouco conhecida no estado e está na lista de notificação compulsória devido ao seu potencial epidêmico.

A Febre de Oropouche é causada pelo arbovírus Orthobunyavirus e transmitida por mosquitos infectados. Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue e chikungunya, incluindo febre súbita, dor de cabeça, dor muscular e articular, tontura, dor retro ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos.

Para prevenir a doença, a população deve adotar medidas semelhantes às recomendadas para a dengue, como manter a casa limpa, eliminar criadouros de mosquitos, usar roupas que cubram o corpo, aplicar repelente e evitar áreas com grande circulação de mosquitos.

No que diz respeito ao diagnóstico, os pacientes com suspeita de Febre de Oropouche devem procurar uma unidade de saúde próxima para realizar exames. O tratamento da doença é sintomático e inclui repouso e acompanhamento médico, não havendo um tratamento específico.

Os órgãos de saúde de Alagoas estão investigando a origem da transmissão do vírus no estado e orientando a população sobre os cuidados necessários para evitar a propagação da doença. Com o primeiro caso oficialmente registrado, é importante que a população fique atenta aos sintomas e adote as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo