Cerca de 50 administrativos fazendários participaram do encontro, que contou com duas palestras. A primeira abordou as regras de aposentadoria e pensão, e foi ministrada por Roberto Moisés, diretor-presidente do AL Previdência. Já a segunda palestra tratou da descomplicação da educação financeira e teve como palestrante Arcenor Gomes, assessor especial de Investimentos da Alagoas Previdência.
A superintendente de Valorização de Pessoas da Sefaz, Polyana Barbosa, ressaltou a importância do evento para a preparação de desafios futuros e para reconhecer o trabalho dos servidores do órgão. Ela destacou que a Sefaz reforça seu compromisso com os colaboradores, enaltecendo a importância do papel deles na sociedade alagoana.
Durante o encontro, também foi realizada uma mesa-redonda intitulada “Ressignificando Ciclos”, com a mediação da psicóloga Rayanna Martins e a participação de Maria Luiza, superintendente de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade da Sefaz, e Hevany Braga, servidora fazendária por 32 anos. As discussões giraram em torno das experiências e desafios enfrentados pelos servidores ao se aposentar e iniciar um novo ciclo de vida.
O encontro foi encerrado com o Momento Power, ministrado pela consultora empresarial Cris Oliveira. Esse momento consistiu em um método que visou expandir a consciência sobre o potencial infinito que existe em cada indivíduo, desbloqueando os sabotadores que limitam as pessoas a viverem o extraordinário. A consultora ressaltou a importância da forma como os servidores veem a transição para a aposentadoria e destacou que a reprogramação pessoal é fundamental nesse processo.
A auxiliar fazendária, Genilda Medeiros, que atua há 42 anos no setor de tributação da Sefaz, destacou a importância do evento e afirmou que foi um dos que mais gostou na Secretaria. Com 74 anos, Genilda solicitou a aposentadoria e ressaltou que o encontro foi especial por ser provavelmente o último que participará. Ela destacou que o encontro proporcionou um dia diferente e trouxe ideias para o período após a aposentadoria, além de permitir a interação com colegas de trabalho.
O 1° Encontro de Administrativos Fazendários promovido pela Sefaz foi considerado um sucesso, proporcionando momentos de aprendizado, troca de experiências e reflexão sobre a transição para a aposentadoria e os novos ciclos de vida. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria em valorizar e reconhecer o trabalho dos seus servidores.
